Dirigir com o braço ou parte dele para fora da janela do carro não é apenas uma questão de estilo ou conforto; trata-se de um comportamento regulamentado pelas leis de trânsito brasileiras. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), esse ato pode resultar em penalidades para o motorista.
Conforme o artigo 252 do CTB, “Conduzir o veículo com uma das mãos apenas, quando o tipo de veículo não exigir, é infração média, com multa.” Além disso, a infração está associada à "Conduzir o veículo com a porta aberta" e "Conduzir o veículo com passageiros fora do local destinado".
A legislação considera que dirigir com o braço para fora pode comprometer a segurança do condutor e dos demais usuários da via. Além do risco de acidentes, o comportamento pode prejudicar o controle do veículo e, em caso de colisão ou frenagem abrupta, o braço ou parte dele pode ser ferido.
Portanto, é importante que os motoristas estejam atentos às regras e priorizem a segurança ao dirigir. Manter as partes do corpo dentro do veículo não apenas evita penalidades, mas também reduz os riscos associados à condução e contribui para um trânsito mais seguro para todos.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.